Advogado OnLine

Como evitar que beneficiários do INSS não percam dinheiro para os bancos.

Publicada em 13/11/24 às 15:05h

por Dr. Rômulo Saraiva


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação )
Entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou a devolução de mais de R$ 7,88 bilhões aos bancos, referentes a benefícios não sacados pelos segurados dentro do prazo legal.

A legislação determina que, caso o segurado não realize o saque do valor depositado pelo INSS em até 60 dias, o banco deve devolver a quantia integralmente ao instituto. Essa medida é aplicada especificamente para aqueles que utilizam o cartão magnético do INSS para acessar os seus benefícios.

O principal objetivo desta medida é prevenir pagamentos indevidos e fraudes, como saques feitos por terceiros de benefícios pertencentes a segurados falecidos. Além disso, sempre que um depósito é devolvido por falta de movimentação, o INSS suspende futuros pagamentos ao beneficiário em questão, como medida de precaução.

Por que tanta gente não vai receber o benefício e o que fazer para regularizar a situação?

Falecimento do Beneficiário: O segurado pode ter falecido, mas o óbito não foi notificado a tempo, fazendo com que os valores continuem sendo depositados.

Retorno ao Trabalho Formal: O beneficiário pode ter retornado ao trabalho formal, perdendo assim o direito ao benefício.

Outros Motivos Pessoais: Diversas situações pessoais podem levar o beneficiário a não sacar os valores.

Os beneficiários têm a opção de solicitar a regularização de sua situação junto ao INSS, podendo assim reaver os recursos a que têm direito. Isso poderia permitir que o instituto liberasse parte dos R$ 7,88 bilhões aos segurados que, posteriormente, comprovaram a legitimidade de receber os benefícios.


Rômulo Saraiva
Advogado especialista em Previdência Social



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Participe!

(81) 99920-3300

Visitas: 381418
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Blog do Leo Lima
Converse conosco pelo Whatsapp!