O Programa de Leitura, Compreensão e Escrita “Escola que lê, faz a mudança acontecer”, instituído pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (25), o Paradão da Leitura, ação integrante do Programa que promove atividade de leitura coletivamente, envolvendo toda a comunidade escolar.
A atividade busca incentivar a prática da leitura, como ferramenta fundamental para estimular o desenvolvimento cognitivo e sócio-cultural dos estudantes.
Várias Unidades Educacionais participaram da ação, nesta sexta-feira, entre elas a Escola Nossa Senhora Aparecida e o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luzia Rio Lima, ambas localizadas em Comportas. Crianças da educação infantil e estudantes dos anos iniciais, além de professores e demais servidores, interagiram com música, contações de histórias e atividades lúdicas.
Os alunos ficaram encantados com a variedade de livros, capas coloridas e as histórias interessantes e encantadoras contidas nas publicações. Os grupos participaram de leituras livres e também leituras dirigidas pelos professores.
Wedslayne Ketylem, do 4º ano do Ensino Fundamental, ficou feliz ao saber que hoje aconteceria o Paradão da Leitura na escola onde estuda. “Ler me deixa feliz e aprendo mais coisas, que auxiliam nos meus estudos, é ótimo”, disse com sorriso no rosto.
Segundo a secretária municipal de Educação, Mônica Andrade, a leitura é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. “O envolvimento da Comunidade Escolar no Paradão da Leitura, neste dia, confirma que o ato de ler não tem fronteiras, supera barreiras e conduz a um mundo de descobertas sem fim. Essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal em promover a leitura como ferramenta essencial para o ensino-aprendizagem dos estudantes”, afirmou.