A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoverá, na segunda-feira (25), uma caminhada alusiva aos "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres". A concentração será no prédio da Regional 1, na avenida Barão de Lucena, s/n, em Jaboatão Centro, com saída às 9h. O percurso seguirá até a Casa da Cultura, na Praça Nossa Senhora do Rosário.
Durante o trajeto, a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher irá sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. A iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, contará com a participação da equipe da 2ª Delegacia de Polícia da Mulher - Prazeres (DEMUL), que realizará campanha educativa.
A celebração ocorrerá no Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos e que tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. “Jaboatão dos Guararapes tem uma Rede de Enfrentamento atuante, que promove ações de sensibilização durante todo o ano, nos equipamentos municipais, nas escolas, nas entidades parceiras. Marcar os 21 dias de ativismo, com a caminhada, é fundamental para ampliar essa sensibilização”, ressalta a secretária executiva da Mulher, Juliana Paranhos.
Além da caminhada, a programação inclui as ações do “Maristela Itinerante”, com a equipe do Centro de Referência da Mulher Maristela Just. No período de 29 de novembro a 9 de dezembro, serão realizadas capacitações nas sete Regionais do município, com o objetivo de aperfeiçoar e qualificar os profissionais que atuam no atendimento às mulheres do município, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e acompanhamento.
O encerramento da programação será no dia 10 de dezembro, com uma ação educativa, no metrô de Cajueiro Seco. A campanha de sensibilização visa informar sobre a luta contra a violência contra a mulher, em parceria com a equipe do Programa Atitude, coordenado pelo Governo do Estado, finalizando os 21 dias de ativismo.