As ruas de Jaboatão Centro foram palco do ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, nesta segunda-feira (25). A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania por meio da Secretaria Executiva da Mulher, realizou uma caminhada iniciando os "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres". Além da participação da sociedade, o evento reuniu representantes da Delegacia da Mulher, lideranças e alunos da Escola Municipal Nova Visão, que percorreram o trajeto entre a sede da Regional 1 e a Casa da Cultura, na Praça Nossa Senhora do Rosário.
Realizada no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a caminhada destacou a importância da prevenção e do enfrentamento a diferentes formas de agressão contra meninas e mulheres. Durante o percurso, foi feita uma panfletagem, alertando a população sobre os tipos de violência e divulgando os canais de apoio disponíveis. Ao final, a recepção na Casa da Cultura foi ao som do grupo de maracatu Encanto do Dendê, com coffee-break e a feirinha da Mulher Empreendedora.
Caminhando ao lado das mulheres e homens que se engajaram na ação desta manhã, a primeira-dama do município, Andrea Medeiros, destacou: “É crucial que mantenhamos a pauta do combate à violência contra a mulher em evidência. Nosso compromisso é criar uma sociedade mais segura para todas e estamos empenhadas em promover mais ações como essa”.
A secretária executiva da Mulher, Juliana Paranhos, também destacou o papel fundamental da iniciativa. “Os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher reforça o compromisso do município em construir uma sociedade mais justa e melhor para todos”, afirmou.
Durante esses 21 dias, diversas ações de conscientização serão realizadas pelo município e instituições parceiras, com o encerramento da campanha marcado para o dia 10 de dezembro, com uma ação educativa no metrô de Cajueiro Seco, em parceria com o Programa Atitude, do Governo do Estado. A mobilização busca sensibilizar ainda mais a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher, ampliando espaços de debate e conscientização.