Jaboatão dos Guararapes encerrou, na noite desta segunda-feira (23), na Praça do Rosário, em Jaboatão Centro, o seu ciclo de programação natalina. Centenas de fiéis se reuniram no local para assistir à missa campal que foi presidida pelo Monsenhor Josivaldo José Bezerra, Bispo auxiliar Eleito da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em seguida, finalizando o encontro, o Padre João Carlos trouxe ao palco um repertório carregado de fé, esperança e alegria.
“Nosso ciclo natalino começou no dia 1º de dezembro e foi até hoje, dia 23. A participação massiva da população jaboatonense mostra a importância de promovermos esses momentos de fé, esperança e agradecimento. E agradeço a Deus pela oportunidade de estarmos aqui”, afirmou o prefeito Mano Medeiros, que participou de todos os eventos ao lado da primeira-dama, Andrea Medeiros.
O Padre Rogério Silva, Vigário Episcopal do Vicariato do Jaboatão Centro, participou da celebração, junto a outros membros da Igreja. Também estavam no palco o Padre Wellington, Padre Caio Duarte, Padre Antônio Pereira, Padre Iran Jr, Frei Cassiano Rodrigues, Padre Giovanni Everton e Padre Herison Leandro.
A fim de incluir a todos, a Prefeitura do Jaboatão disponibilizou dois intérpretes de Libras e um camarote de acessibilidade. No local, havia uma equipe de apoio para auxiliar no que fosse necessário.
O verdadeiro sentido do Natal
Em seu sermão, Monsenhor Josivaldo afirmou que o Natal é muito mais que ceia, confraternização e presentes. Ele convidou o público a fazer um autoexame. “Como está o nosso coração?”, questionou. Para o religioso, é necessário livrar-se do egocentrismo e olhar para o próximo para ser capaz de apreciar o nascimento de Cristo, “Príncipe da paz”, disse.
Após o fim da missa, pouco antes do Padre João Carlos se apresentar, Rildo Basílio, Conselheiro Tutelar do Jaboatão, compartilhou sua experiência neste encerramento do ciclo natalino do Jaboatão. “Uma noite maravilhosa dessa só Deus para nos proporcionar. Estou muito feliz e agradeço a todos os envolvidos, tanto ao Vicariato quanto à Prefeitura do Jaboatão”, afirmou Rildo, que é membro da Igreja de Santo Amaro.
O bancário João Batista da Silva Filho, por sua vez, declarou achar importante a missa que antecede o feriado de Natal já que algumas pessoas não conseguem comparecer na do dia 25, data em que a Igreja Católica realiza a celebração. “Faz a diferença aqui no município, com certeza. A gente tem contado com o apoio da gestão municipal, e isso é importante. É bênção de Deus, gratidão”, declarou.
Ainda durante a noite, o cantor lírico jaboatonense Otávio Lira abrilhantou o palco com sua voz. Minutos depois foi a vez do Padre João Carlos comandar a música. A todo vapor com a sua banda, o cantor, compositor e radialista iniciou com “Ele está para chegar”, “Fé” e “Luz Divina”, três clássicos do cantor e compositor Roberto Carlos. O Padre trouxe também outras canções conhecidas do público, como "O mover do Espírito", do também cantor e compositor Armando Filho. A atração foi um momento de alegria e reflexão para os fiéis, que cantaram juntos e ergueram as mãos em sinal de fé e reverência a Deus.