No próximo dia 21 de janeiro, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizará a 2ª Conferência do Meio Ambiente do município. O evento será realizado das 8h às 18h, na Afya - Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, localizada em Piedade. O objetivo é promover um debate propositivo a respeito das mudanças climáticas e seus efeitos, envolvendo a gestão pública municipal e representantes da sociedade civil. O encontro é aberto ao público, entretanto, para participar a pessoa interessada deverá efetuar sua inscrição, pelo link: https://www.even3.com.br/2cmmapmjg2025.
Durante a conferência, os grupos de trabalho irão discutir os seguintes eixos temáticos: mitigação, justiça climática, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, governança e educação ambiental. Ao final do evento, será elaborado um documento com as propostas definidas. Este documento será apresentado durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente que acontecerá este ano, em data a ser definida.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Francisco Papaleo, falou a respeito da importância do evento. “Estamos vivenciando momentos extremos, com desastres climáticos ocorrendo em todo o mundo, por isso é tão importante ampliar este debate”, ressalta.
Diante deste contexto, o município do Jaboatão dos Guararapes vem realizando cada vez mais ações preventivas na área de educação ambiental, a exemplo de campanhas educativas junto à rede municipal de ensino, palestras e exposições voltadas para a educação ambiental promovidas pelo Espaço Vida Marinha, limpeza de canais, rios, lagos, praias e mangues, entre outras atividades. “As ações ocorrem com o apoio das demais secretarias municipais, além de parcerias com os governos estadual e federal”, explica o secretário Francisco Papaleo.