O esquema estratégico de vacinação contra o HPV, no município, seguirá até o dia 21 de junho, em todas as unidades de saúde, por demanda espontânea, ou seja, não precisa de agendamento. No dia da vacinação, a pessoa precisa levar cartão SUS ou CPF e o cartão vacinal. A meta é atingir cerca de 90% da população na faixa etária dos 9 aos 19 anos.
Serão vacinadas também pessoas dos 9 aos 45 anos com condições de saúde específicas, tais como HIV, transplantados e imunossuprimidos; usuários de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), dos 15 aos 45 anos, e vítimas de violência sexual, na faixa etária dos 9 aos 45 anos.
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, destaca a importância dessa ação estratégica no município. “Estamos junto à diretriz nacional, ampliando a idade e condições de pessoas elegíveis a receber o imunizante, ofertado nas unidades de saúde do Jaboatão. É fundamental que os adolescentes sejam vacinados contra o HPV, como forma de se protegerem e proteger o outro”, reforçou.