A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, deu início ao 1° módulo do curso “De Mães para Mães - Dialogando sobre o Autismo”. Semanalmente, durante dois meses, quatro turmas de 25 mães terão encontros às terças, na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; e às quintas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cajueiro Seco, sempre em dois turnos, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.
Realizado através do Programa Laços Azuis e voltado para mães e responsáveis por pessoas atípicas, a iniciativa oferece espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento de ações para a convivência e o desenvolvimento de crianças e adolescentes atípicos, além de proporcionar aprendizado e apoio para a construção de relações familiares mais saudáveis.
“Este curso é uma oportunidade para oferecer suporte e compartilhar experiências entre mães e responsáveis em nosso município", destacou o prefeito Mano Medeiros. A formação é parte do Programa de Políticas Sociais (PPS) coordenado pela primeira-dama do município, Andrea Medeiros. "Nosso propósito é oferecer um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento de ações para a convivência e o desenvolvimento de crianças e adolescentes atípicos", completou.
Ao final dos oito encontros semanais, as mães receberão certificado de participação. “Neste primeiro encontro, tivemos uma apresentação do programa e um bate-papo sobre como o autismo está presente na vida das pessoas e de que forma as mães podem criar vínculos com os filhos. Durante o curso, também vamos abordar temas como o brincar, entendimento da família e como as mães podem se enxergar como mulheres, entre outros assuntos", explicou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mila Aguiar.