Depois de uma primeira edição bem sucedida, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes, juntamente com o Sebrae/PE, realizam, nos dias 03 e 04 de abril, o II Festival da Macaxeira da Agricultura Familiar do município. O evento, que conta ainda com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, ocorre na Praça Nossa Senhora do Rosário, no estacionamento da Casa da Cultura do Jaboatão Centro, das 13h às 19h. A ação terá a participação de empreendedoras e agricultores que plantam a cultura e produzem comidas variadas utilizando o alimento como base.
Ainda na programação, a apresentação de trios de forró pé-de-serra, a venda do produto in natura com valores atrativos, de receitas especiais que têm a macaxeira como ingrediente principal, aulas de culinária conduzidas por chefes do Instituto César Santos, e muita brincadeira e diversão para as crianças, incluindo brinquedos infláveis.
Para o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, "o festival é uma forma de valorizar esse alimento tão rico da nossa culinária e que é tão importante para a cadeia produtiva da nossa agricultura familiar. E mais do que isso, é um momento para que possamos reconhecer e estimular os agricultores do Jaboatão que tiram o sustento do cultivo e venda desse produto", avaliou o gestor. Segundo dados da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, atualmente, o município do Jaboatão dos Guararapes possui, aproximadamente, cerca de 700 agricultores cadastrados junto ao município, dos quais, cerca de 70% plantam macaxeira, sendo uma das principais culturas produzidas pela agricultura familiar da cidade.
“A macaxeira, um dos pilares da gastronomia nordestina, é uma presença marcante na cultura e na economia do Jaboatão dos Guararapes. O Festival surge como uma oportunidade para os agricultores familiares da região, que vão ter a chance de divulgar seus produtos, ampliar renda e mostrar ao público a diversidade de sabores derivados da macaxeira. O espaço Sebrae na Rua será o coração desse encontro, com orientação empresarial e palestras sobre desafios e boas práticas no manejo da macaxeira, além da Cozinha Show, com chefs renomados, que irão apresentar receitas nas quais a macaxeira será a protagonista”, explica a analista do Sebrae/PE, Emanoela Toscano.
Preparação
Na última semana, dentro da preparação que antecedeu o II Festival da Macaxeira da Agricultura Familiar, a Prefeitura e o Sebrae/PE realizaram uma trilha de capacitação junto às empreendedoras da zona rural que vivem do plantio e produção de pratos feitos com base na raiz.
A atividade, que contou com o apoio do Instituto César Santos, foi uma preparação para as agricultoras aprenderem novos preparos, que serão comercializados durante o evento, precificação e meios de pagamento digital.