Numa realização da iniciativa privada, que contou com o apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, a Praia de Piedade ganhou, recentemente, a primeira área em todo o mundo destinada a ser uma reserva solar. O conceito, inspirado em ambientes de reservas florestais e marinhas que visam a preservação de um habitat, envolve práticas de desenvolvimento sustentável e de ESG (Ambiental, Social e Governança).
O terreno, na altura do número 986, entre a Avenida Bernardo Vieira de Melo e a beira-mar de Piedade, foi adquirido pela cervejaria Corona, em celebração aos 100 anos da empresa. Com a ação, feita em parceria com a agência de publicidade Grey, a companhia garante limitar a altura de construção no local, permitindo assim que a área da faixa de areia receba sol o dia todo.
Ao saber da ideia adotada pela empresa, o prefeito Mano Medeiros aprovou a iniciativa de conceito inovador, que evita o sombreamento antecipado da faixa de areia no local. “Temos um litoral muito belo e bem frequentado diariamente, e toda a medida que chega para somar qualidade de vida e bem-estar à nossa orla e às pessoas que a utilizam é sempre bem-vinda pelo poder público. Em nome do povo do Jaboatão dos Guararapes, quero aqui parabenizar a Corona e sua diretoria pelos 100 anos de existência, pela promoção dessa atitude que reflete um compromisso com o meio-ambiente, e agradecer por escolherem a nossa Praia de Piedade para implantação dessa reserva solar”, disse o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes, Roberto Abreu e Lima, “é uma alegria muito grande, dentre todas as praias do mundo, termos sido escolhidos pela Corona, uma marca mundial, para sediar essa primeira reserva solar, principalmente na Praia de Piedade que é belíssima e só exaltando as potencialidades de lazer e turismo do nosso município”.
“A reserva solar foi criada com base em um conceito, que é amplamente desconhecido pelo público, para salvaguardar a luz solar nas praias. O objetivo é dar o exemplo, iniciar uma discussão e aumentar a conscientização entre a população e as comunidades locais para preservar a luz do sol em nossas praias para que todos possam desfrutar”, declarou Manir Fadel, CEO e CCO da Grey, em publicação da empresa.