O Vice-Presidente da Fundação Altino Ventura (FAV), Dr. Marcelo Ventura Filho, participou da 42º edição da conferência anual para Ciência e Inovação da Retina da Sociedade Americana de Especialistas em Retina (ASSR), que ocorreu de 17 a 24 de Julho no Centro de Convenções Stockholmsmässan, em Estocolmo, na Suécia. Durante o evento, ele recebeu um reconhecimento pelo pôster que mais interessante de 2024, exibido no congresso, sobre um caso cirúrgico na FAV. Os Presidentes da FAV, Dr. Marcelo Ventura e a Presidente do Conselho Curador, Dra. Liana Ventura, marcaram presença no evento.
Em vídeo publicado no site da ASRS, o Dr. Marcelo Ventura Filho agradece ao comitê de seleção pelo reconhecimento do pôster. “Agradeço a oportunidade de trazer o relato de caso de um homem de 32 anos que apresentou diminuição da visão e dor ocular após tatuagem na conjuntiva dos olhos.” O exame mostrou um ponto de perfuração do globo com partículas de tinta dentro do olho além de um descolamento de retina. O paciente teve uma boa recuperação após o procedimento cirúrgico.
“O procedimento de tatuagem ocular traz muitos riscos à saúde ocular e o prognóstico visual nestes casos são incertos. Em outros casos relatados previamente, existe o risco de glaucoma, uveíte e endoftalmite’”, comentou o Vice-presidente da FAV.
O encontro é a oportunidade dos membros da ASRS se envolverem com apresentações destacando os mais recentes e significativos avanços clínicos no campo, explorar e experimentar tecnologias e produtos de ponta, bem como painéis de especialistas instigantes, pôsteres educacionais, filmes e casos que oferecem percepções intrigantes e dicas práticas. O ASRS é uma organização mundial de especialistas em retina, com mais de 3 mil médicos associados abrangendo todos os 50 estados dos EUA, o Distrito de Columbia, Porto Rico e 63 países. A ASRS atua como defensora nacional e a principal provedora de informações clínicas e científicas e educação para seus estimados membros.