Pernambuco

ONG Giral Lança Escola de Comunicação em Glória do Goitá

Com pegada freiriana, projeto une formação cidadã, tecnologia e empreendedorismo digital para empoderar juventudes e transformar realidades.

Publicada em 11/04/25 às 21:27h

por Blog do Leo Lima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação )
A ONG Giral, que há 18 anos atua com juventudes em Glória do Goitá–PE, acaba de lançar um projeto que vai mexer com a base da pirâmide digital: a Escola de Comunicação, um espaço de aprendizado, criação e transformação com foco em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A proposta vai muito além de ensinar ferramentas. A ideia é empoderar jovens da região, conectando-os ao mercado de trabalho, ao empreendedorismo digital e ao que há de mais atual no universo das mídias e tecnologias — tudo isso sem perder de vista suas raízes e histórias.

Com metodologia participativa inspirada na pedagogia de Paulo Freire, a Escola de Comunicação aposta em um ensino com propósito, onde cada aula dialoga com a realidade local, fortalecendo a identidade cultural e despertando o protagonismo juvenil.

“Não queremos só formar profissionais. Queremos formar jovens críticos, criativos e capazes de transformar suas comunidades com as próprias mãos — e com as próprias vozes”, diz o coordenador da escola, o jornalista Agamenon Porfírio.

A Escola de Comunicação da ONG Giral pretende enfrentar a exclusão digital ao capacitar jovens de Glória do Goitá e região em habilidades essenciais para o presente e o futuro do mercado de trabalho, especialmente nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Mais do que formar profissionais, a iniciativa promove a geração de renda com criatividade e autonomia, valorizando os saberes e expressões locais como potentes ferramentas de inclusão social e transformação cultural. Ao conectar juventude, tecnologia e identidade, o projeto abre caminhos para uma participação mais justa, ativa e sustentável na economia digital.

O curso tem duração de 8 meses e é dividido em dois módulos de 90 horas cada:

🔹 Módulo Básico

Formação Cidadã
Empreendedorismo
Educação Financeira
Empoderamento Digital

🔹 Módulo Específico

Desenvolvimento de Aplicativos
Fotografia
Copywriting e Design
Produção e Edição de Vídeos

Além de conteúdo de ponta, os jovens terão acesso a uma equipe de peso:

Vinicius Vasconcelos – Desenvolvimento de App
Alcides Junior – Fotografia
Agamenon Porfírio – Copywriting
Márcio Ribeiro – Produção e Edição de Vídeo

SOBRE A GIRAL

Com quase duas décadas de atuação, a ONG Giral segue firme no propósito de criar oportunidades reais crianças, adolescentes, jovens e idosos da Zona da Mata à Capital pernambucana. São mais de cinco mil pessoas beneficiadas. A Escola de Comunicação é mais uma iniciativa que coloca a instituição na vanguarda da inovação social e da educação transformadora.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Participe!

(81) 99920-3300

Visitas: 529260
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2025 - Blog do Leo Lima
Converse conosco pelo Whatsapp!