Na manhã de sábado (4), equipes do 12º Batalhão receberam informações de moradores da comunidade Zé Pelim, no bairro do Jiquiá, sobre um indivíduo envolvido com tráfico de entorpecentes. De posse das informações as equipes se deslocaram para o local indicado, a fim de verificar a veracidade das informações.
Ao chegarem à comunidade, os policiais visualizaram o suspeito em frente ao seu barraco. No momento em que as equipes se aproximaram para realizar a abordagem, o homem entrou em sua residência e empreendeu fuga pelo telhado, porém sem êxito.
No local foi encontrada uma grande quantidade de drogas, entre elas maconha, já fracionada para a venda, além de outros materiais que indicam o tráfico. Foram apreendidos 2.650 kg de maconha, 200 envólucros da mesma droga, 8 balanças de precisão, um caderno de anotações e material para embalagem, além de 3 munições calibre .38.
O acusado foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, à Central de Plantões da Capital, onde as medidas cabíveis foram tomadas.