O mercado de acreditação em instituições de saúde em Pernambuco, especialmente em cidades como Recife, Petrolina e Caruaru, tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos. Atualmente, 16 instituições de saúde no estado possuem a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a principal entidade de acreditação hospitalar no Brasil. Recentemente, a Neogastro Clínica, uma instituição com 35 anos de atuação no Recife, conquistou o selo de acreditação, demonstrando sua preocupação com a segurança do paciente.
"A obtenção da acreditação é um processo desafiador que exige comprometimento, disciplina e uma mudança cultural profunda dentro da organização. Além de oferecer maior segurança nos exames e diagnósticos, garantindo mais precisão e confiança para pacientes e profissionais de saúde, o processo também contribui para minimizar riscos e reduzir falhas operacionais", destaca Gilvane Lolato, gerente de Operações da ONA. Esse impacto positivo vai além dos aspectos operacionais e reflete diretamente na gestão da qualidade. Para a fundadora e CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Mara Machado, o efeito da acreditação pode ser dividido em três categorias: qualidade da gestão, participação dos funcionários e qualidade dos resultados. Contudo, o mais significativo está na gestão, que passa por um processo contínuo de evolução à medida que as mudanças se integram nas rotinas diárias da organização.
Segundo a diretora Técnica e gastroenterologista da Neogastro, Daniela Ferreira, a busca pela acreditação foi um passo fundamental para garantir a segurança e a qualidade para os pacientes e profissionais da clínica. “Seguir os protocolos da ONA permite reduzir ao máximo as falhas durante o atendimento, promovendo uma experiência mais segura e eficiente para o paciente. O esforço dedicado para obter essa certificação reforça nosso compromisso com a excelência, e certamente resultará em maior confiança, conforto e segurança para todos os envolvidos, desde a equipe interna até os pacientes atendido”, ressalta.
Algumas instituições acreditadas no estado do Pernambuco
Serviços de Referencia Nacional em Filarioses, Hospital dos Olhos Santa Luzia, Fundação Altino Ventura, Hospital São Marcos, Hospital Unimed Caruaru e Unimed Caruaru – Oncologia.
Cenário da acreditação no Brasil
Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde no país, conforme Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 1.712 são acreditadas por metodologias nacionais ou internacionais. A ONA detém 72,1% do mercado de acreditação, totalizando mais de 1.400 certificados, dos quais 424 são hospitais. Ao todo, 1.359 organizações são acreditadas pela ONA, sendo 68,4% de gestão privada, 22,2% de gestão publica, 8,3% da gestão filantrópica e 0,1% de gestão militar.