Saude

Anvisa interdita creme dental da Colgate após reações de clientes com o uso

Publicada em 27/03/25 às 12:25h

por Uol


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou ontem que todas as pastas dentais do modelo Colgate Clean Mint sejam interditadas após "relatos de eventos adversos".

O que aconteceu

Interdição de produto tem prazo previsto em lei de 90 dias, segundo a própria Anvisa. Como ela ocorre de forma cautelar, há espaço para que a Colgate recorra da decisão.

Ao menos oito notificações envolvendo 13 casos de "eventos adversos" com a pasta foram registrados entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025, segundo a Anvisa. Os principais sintomas relatados são: inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

O UOL buscou a Colgate para saber se a empresa vai se pronunciar sobre o assunto e aguarda retorno. O CFO (Conselho Federal de Odontologia) também foi acionado para comentar o caso.


Clientes relataram reações alérgicas após uso

Pasta Colgate Total Prevenção Ativa, uma nova versão da Colgate Total 12, mudou a fórmula. O produto, que começou a ser comercializado em julho de 2024, utiliza fluoreto de estanho, enquanto a versão anterior empregava fluoreto de sódio.

Após repercussão inicial do caso, empresa afirmou que mudança na fórmula é segura. A Colgate disse que o fluoreto de estanho é seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais ao redor do mundo.

Empresa disse também que "a nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil". Segundo a Colgate, os produtos e ingredientes "passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo".

A empresa reconheceu, porém, que "uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes - como fluoreto de estanho, corantes ou sabores". Nessas situações, ela recomenda que os consumidores parem de usar o produto. Com a interrupção, "qualquer reação relacionada a ele cessará", diz a Colgate.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Participe!

(81) 99920-3300

Visitas: 518292
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2025 - Blog do Leo Lima
Converse conosco pelo Whatsapp!